BNGM FM
Cidades do Ceará recebem Festival Internacional de Teatro Infantil
Radioagência Nacional - Por Carolina Pessôa
Publicado em 03/10/2025 11:39
Cultura
© Jade Queiroz/ MTUR

As crianças do Ceará vão contar com uma atração especial a partir do próximo dia 10, a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O evento ocorre até 21 de outubro e passa pelas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro. Ao todo serão 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, equipamentos culturais e praças públicas, a maior parte com intérpretes de libras ou audiodescrição. Toda a programação tem acesso gratuito.

Entre os participantes estão companhias de várias partes do Brasil, sendo três cearenses, além de um artista mexicano e um grupo francês. O tema desta edição é “Juntos e Misturados”, que festeja o desejo de partilhar histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos. Alguns assuntos abordados nos espetáculos são diversidade étnico-racial, capacitismo, bullying e meio ambiente. Emídio Sanderson, diretor do Festival, explica a proposta do evento:

“O Festival ele nasce com o propósito de democratizar o acesso ao teatro, aliada a uma proposta formativa, por isso que nosso festival ele é completamente gratuito e também dividido em sessões abertas ao público e sessões para escolas públicas. O nosso pano de fundo, é trabalhar com espetáculos que possam estar explorando e oferecendo ao nosso público novas narrativas, novas dramaturgias, espetáculos que possam fazer um contraponto à cultura de massa”, diz.

Ele também fala sobre a estimativa e o perfil do público:

“A nossa expectativa de público é chegar a mais de dez mil pessoas. Essa é a nossa média de público a cada ano. E desse público, boa parte dele, entre 60 e 80%, eles estão tendo conosco a sua primeira experiência com teatro. Vale destacar que a cada ano a gente faz essa pesquisa de público, o público, especialmente o público do interior, é um público em sua maioria das classes C e D. Então mostra que o festival ele tem essa preocupação de democratizar o acesso ao teatro, as artes”, diz.

O evento também contempla as crianças com deficiência, como explica Emídio:

“A gente tem, por exemplo, o espetáculo da Companhia Primeiro Olhar, de Brasília, que é um espetáculo que foi completamente pensado para atender crianças autistas. No entanto é um espetáculo que também atende outros perfis de crianças, especialmente aquelas com até 5 anos de idade, tendo em vista que a companhia é uma companhia que pensa espetáculos voltados para crianças de 6 meses a 5 anos de idade”, diz.

O Festival é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Invento Produções Culturais, com apoio institucional do governo do Estado do Ceará. E lembrando: todas as atrações são de graça!

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários

Chat Online